A cidade de Senador Canedo se destacou na categoria Meio Ambiente e Emergência Climática do Prêmio Espírito Público 2025, figurando entre os finalistas com o Programa de Manejo Populacional de Animais Domésticos. A iniciativa é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), por meio do programa Bem-Estar Animal, idealizado pela vice-presidente do projeto, Isabella Lauria, e tem transformado a política de bem-estar animal na região.
Inaugurado em 2024, o Centro Municipal de Castração Animal e o Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA) proporcionam cerca de 30 castrações semanais e contam com 20 baias monitoradas por câmeras para a recuperação temporária dos animais. A iniciativa é fruto de parcerias com o Ministério Público e conta com o apoio de outras secretarias, como a Secretaria de Inovação Tecnológica (SITEC).
Em abril de 2025, foi criado o portal do Bem-Estar Animal, que monitora em tempo real o número de castrações, serviços realizados e animais disponíveis para adoção.
O programa valoriza práticas de gestão ambiental, economia verde e segurança climática, alinhando-se às diretrizes nacionais de adaptação às mudanças climáticas e preservação ambiental.
Sobre o Prêmio Espírito Público
O Prêmio Espírito Público (PEP) é uma das principais iniciativas brasileiras de valorização do serviço público, criado em 2018. Ele reconhece projetos inovadores, com impacto social, equidade, integridade e escalabilidade, apresentados por servidores ou equipes públicas de todas as esferas de governo. Na sua 7ª edição, o prêmio reforça o compromisso com a transformação da administração pública, valorizando iniciativas com base em evidências, gestão de riscos e comunicação clara.
Ao longo das seis primeiras edições, o prêmio mobilizou mais de 9 mil servidores, recebeu mais de 3.200 inscrições e premiou mais de 180 projetos transformadores. Os vencedores recebem R$ 10 mil e participam da Rede Espírito Público, que promove troca de experiências e qualificação contínua.
Leave a comment